Central de atendimento

0800 541 0099

Notícias

Assinado convênio entre UFSM e ELETROCAR para realização de Projeto de P&D da ANEEL

No dia 24 de outubro de 2019 foi assinado convênio entre a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e a Centrais Elétricas de Carazinho S/A -ELETROCAR para a execução conjunta do projeto “Modelagem para a previsão e monitoramento da evasão de unidades consumidoras, devido à expansão da geração distribuída fotovoltaica”. A solenidade de assinatura, ocorrida no Gabinete do Reitor, contou com a presença do reitor, Paulo Burmann, do vice-reitor, Luciano Schuch, do diretor-presidente, Cláudio Joel de Quadros, e do diretor administrativo-financeiro, Jonas Lampert, da ELETROCAR, da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (AGITTEC) e da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC).


O objetivo da parceria é desenvolver projetos de pesquisa na área da gestão energética, por meio de um sistema para monitoramento e análise antecipada da evasão do consumo de energia e seus impactos econômicos e financeiros decorrentes da expansão da geração distribuída nas concessionárias de energia elétrica. O projeto pode ser utilizado em todas as distribuidoras de energia elétrica e sua aplicabilidade será validada através de testes realizados em tempos pré-definidos, comparando previsões com observações reais.

 
Espera-se, com a parceria, que o projeto possa auxiliar na identificação de indicadores e na geração de informações relevantes que possam contribuir para as políticas públicas do setor elétrico.

Data: 01/11/2019

 

Veja também

Eletrocar vencedora do Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2023

Eletrocar vencedora do Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2023

Acessar23/03/2024

Reajuste Anual das Tarifas de Energia Elétrica da ELETROCAR

Reajuste Anual das Tarifas de Energia Elétrica da ELETROCAR

Acessar22/07/2018

LEI Nº 14.015, DE 15 DE JUNHO DE 2020

LEI Nº 14.015, DE 15 DE JUNHO DE 2020

Acessar16/06/2020